4 de jul. de 2010

TROPICÁLIA E PÓS-MODERNIDADE
por gyssele mendes


A Bossa Nova é tida como a modernização da música popular brasileira. Então se pode pensar na Tropicália como uma pós-modernização da música popular brasileira? Não desejo aqui estabelecer graus evolutivos na MPB, mas evidenciar um adensamento na utilização de técnicas tidas posteriormente como pós-modernas, como revela o próprio Caetano Veloso, em seu livro "Verdade Tropical": "De certa forma, o que queríamos fazer equivalia a 'samplear' retalhos musicais, e tomávamos os arranjos como ready-mades".

Assim, a Tropicália marca uma nova forma de se construir música popular brasileira, diferenciando-se das fórmulas musicais da época, como a Bossa Nova e a Jovem Guarda. Assume a música como produto cultural por desejar sua comercialização, trazendo-a para a materialidade da cultura e com a idéia de se aproximar do público, constrói um sentimento de familiaridade por meio da incorporação do cotidiano, artifício usado pela indústria cultural, provocando a sensação de reconhecimento nas representações.

A eclosão dos movimentos sociais nas décadas de 50 e 60 reforça essa idéia do deslocamento dos olhares para o cotidiano, com o tropicalismo se utilizando do discurso do movimento feminista: "O privado também é público". Fruto dessa época conturbada na esfera pública, a Tropicália bebe ainda na Antropofagia modernista e a engole, regurgitando, claro, algo diferente. Não se limita somente ao resgate, mas sim a uma apropriação de ideais antropofágicos.

Portanto, percebo que o movimento tropicalista parte de uma concepção do popular como lugar de hibridismo e atravessamentos, não como uma forma pura de cultura a ser preservada como intocável, num resgate romântico. A Tropicália promove a hibridação entre estilos musicais, característica do contexto pós-moderno, já que se apropria e incorpora elementos vistos como destoantes, por exemplo, percussão e guitarra elétrica. Essa última por si só se caracteriza como grande inovação na época, a ponto de ser motivo de marcha de protesto.

Nenhum comentário: