17 de mar. de 2010

crítica e música popular no brasil
BIBLIOGRAFIA



ANDRADE, Oswald. “Manifesto da Poesia Pau-Brasil” e “Manifesto Antropófago”. In:  SCHWARTZ, Jorge. Vanguardas latino-americanas. São Paulo: Iluminuras: Edusp: FAPESP, 1995. pp. 135-147.
ARAÚJO, Paulo César. Eu não sou cachorro não. Música Popular Cafona e indústria cultural. Rio de Janeiro: Record, 2005.
_____________. Roberto Carlos. São Paulo: Planeta, 2006.
ARAÚJO, Samuel. “O fruto do nosso amor”. In: NESTROVSKI, Arthur (org.). Lendo música: 10 ensaios sobre 10 canções. São Paulo: Publifolha, 2007.
BAHIANA, Ana Maria. “A ‘linha evolutiva’ prossegue – a música dos universitários” e “Importação e assimilação: rock, soul, discotheque” In: Adauto Novaes (org.). Anos 70 – Ainda sob a tempestade. Rio de Janeiro:Aeroplano, Senac Rio, 2005. pp. 38-60.
BARTHES, Roland. “O que é crítica”. In: ______. Crítica e verdade. São Paulo: Persperctiva, 2007. p.157-163.
BRITTO, Paulo Henrique. “A temática noturna no rock pós-tropicalista.” In: DUARTE, P. S. e CAMBRAIA NAVES, S. (org.). Do Samba-canção à Tropicália. Rio de Janeiro: Relume Dumará: FAPERJ, 2003. p. 191- 200.
CAMBRAIA NAVES, Santuza. Da Bossa Nova à Tropicália. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
CALADO, Carlos. A divina comédia dos Mutantes. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
_____________. Tropicália: a história de uma revolução musical. São Paulo:Editora 34,1997.
CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 1974.
CAMPOS, Haroldo. “Da tradução como criação e como crítica.” In: ___________. Metalinguagem e outras metas. Perspectiva: São Paulo, 1992. p. 31-48.
_____________. “A língua pura na teoria da tradução de Walter Benjamin.” Revista USP, n.33, mar/abr/mai 1997, p.61-71.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas: estratégias para entrar y salir de la modernidad. México: Consejo Nacional para la cultura y las Artes, Grijalbo, 1990.
CÍCERO, Antonio. “O tropicalismo e a MPB.” In: DUARTE, P. S. e CAMBRAIA NAVES, S. (org.). Do Samba-canção à Tropicália. Rio de Janeiro: Relume Dumará: FAPERJ, 2003. p. 201- 214.
DAPIEVE, Arthur. BRock: o rock brasileiro dos anos 80. São Paulo: Editora 34, 1995.
DUARTE, Paulo Sérgio e CAMBRAIA NAVES, Santuza (org.). Do Samba-canção à Tropicália. Rio de Janeiro: Relume Dumará:  FAPERJ, 2003.
FAVARETTO, Celso Fernando. Tropicália: alegoria, alegria. São Paulo: Kairós, 1979.
_____________. “Tropicália: política e cultura”. In: DUARTE, P. S. e CAMBRAIA NAVES, S. (org.). Do Samba-canção à Tropicália. Rio de Janeiro: Relume Dumará: FAPERJ, 2003. p. 242-247.
GALVÃO, Walnice. “MMPB: Uma análise ideológica”. In: ________. Saco de gatos: ensaios críticos.São Paulo, Duas Cidades, 1976. p.93-119.
BUARQUE DE HOLLANDA, H. e GONÇALVES, M.A. Cultura e participação nos Anos 60. 3ed. São Paulo: Brasiliense, 1984..
BUARQUE DE HOLLANDA, Heloísa. Impressões de viagem: CPC, vanguarda e desbunde: 1960/70. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
_____________ e PEREIRA, C.A. Patrulhas Ideológicas. São Paulo: Brasiliense, 1980.
FRÓES, Marcelo. Jovem Guarda em Ritmo de Aventura. São Paulo: Editora 34, 2000.
HERSCHMANN, Micael (org.). Abalando os anos 90: funk e hip-hop; globalização, violência e estiloRio de Janeiro: Rocco, 1997. cultural.
HOMEM DE MELLO, Zuza. A era dos festivais: uma parábola. São Paulo: Editora 34, 2003.
LOBO, Edu; TINHORÃO, J.R. et alii. “Confronto: Música Popular Brasileira.” Revista Civilização Brasileira, n.3, ano I, julho 1965. p. 305-312.
MUGGIATI. Roberto. “Tropicália”. In: SOUZA, T. et alii. Brasil musical: viagem pelos sons e ritmospopulares. Rio de Janeiro: Art Bureau, 1988. p.235-247.
NAPOLITANO, Marcos. “O conceito de ‘MPB’ nos anos 60”. In: Históriaquestões & debates. Curitiba, Editora da UFPR, v. 16, n. 30/junho de 1999, pp. 11-30.
____________. “Os cinco mil alto-falantes: a ampliação da audiência e a gênese da moderna MPB”. In:____________. Seguindo a canção: engajamento político e indústria cultural na MPB (1959-1969). São Paulo, Annablume/Fapesp, 2001, pp. 55-121.
NAPOLITANO, Marcos e WASSERMAN, Maria Clara. “Desde que o samba é samba: a questão das origens no debate historiográfico sobre a música popular brasileira”. Revista Brasileira de História, v. 20, nº 39. São Paulo, 2000, p.167-189.
NERCOLINI, Marildo J. Artista-intelectual: a voz possível em uma sociedade que foi calada; uma análise sociológica da obra de Chico Buarque e Caetano Veloso no Brasil dos anos 60. Tese de mestrado. Porto Alegre: UFRGS, 1997.
___________. A construção cultural pelas metáforas: A MPB e o Rock Nacional Argentino repensam as fronteiras globalizadas. Rio de Janeiro: UFRJ/ LETRAS, 2005. (Tese defendida no Programa de Ciência da Literatura.)
PEREIRA, Carlos Alberto M. O que é contracultura. São Paulo: Brasiliense, 1983.
RIDENTI, Marcelo. “A canção do homem enquanto seu lobo não vem”. In: __________. O fantasma da revolução brasileira. São Paulo: UNESP, 1993.
SCHWARZ, Roberto. “Cultura e política 1964-1969.” In: _________. O pai de família e outros estudos.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. p.61-92.
SOUZA, Tárik de. “A bossa nova e o fino da bossa. In: _______ et alli. Brasil musical: viagem pelossons e ritmos populares. Rio de Janeiro: Art Bureau, 1988. p.199-217.
TATIT, Luiz. O século da canção. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.
TELES, José. Do Frevo ao Manguebeat. São Paulo: Ed. 34, 2000.
TINHORÃO, José Ramos. História social da música brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998.
VELOSO, Caetano. Verdade tropical. São Paulo: Companhia de Letras, 1997.
WISNIK, José Miguel. “O minuto e o milênio ou por favor, professor, uma década de cada vez. In: Adauto Novaes (org.). Anos 70 – Ainda sob a tempestade. Rio de Janeiro:Aeroplano, Senac Rio, 2005.
_____________. “Nacionalismo Musical.” In: SQUEFF, E. e WISNIK, Miguel. O Nacional e o Popular na Cultura BrasileiraMúsica. São Paulo: Brasiliense, 2001.
_____________. “A Gaia-ciência – Literatura e Música Popular no Brasil.” In: MATOS, C. N., MEDEIROS, F.T e TRAVASSOS, E. (org.). Ao encontro da palavra cantada.  Rio de Janeiro: 7 Letras, 2001a. p.183-199.

Nenhum comentário: