25 de mar. de 2010

crítica e música popular no brasil
PARATODOS x PRA NINGUÉM


Paratodos
Chico Buarque

O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antonio Brasileiro

Foi Antonio Brasileiro
Quem soprou esta toada
Que cobri de redondilhas
Pra seguir minha jornada
E com a vista enevoada
Ver o inferno e maravilhas

Nessas tortuosas trilhas
A viola me redime
Creia, ilustre cavalheiro
Contra fel, moléstia, crime
Use Dorival Caymmi
Vá de Jackson do Pandeiro

Vi cidades, vi dinheiro
Bandoleiros, vi hospícios
Moças feito passarinho
Avoando de edifícios
Fume Ari, cheire Vinícius
Beba Nelson Cavaquinho

Para um coração mesquinho
Contra a solidão agreste
Luiz Gonzaga é tiro certo
Pixinguinha é inconteste
Tome Noel, Cartola, Orestes
Caetano e João Gilberto

Viva Erasmo, Ben, Roberto
Gil e Hermeto, palmas para
Todos os instrumentistas
Salve Edu, Bituca, Nara
Gal, Bethania, Rita, Clara
Evoé, jovens à vista

O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Vou na estrada há muitos anos
Sou um artista brasileiro



Pra Ninguém
Caetano Veloso

Nana cantando "nesse mesmo lugar"
Tim maia cantando "arrastão"
Bethânia cantando "a primeira manhã"
Djavan cantando "drão"
Chico cantando "exaltação à mangueira"
Paulinho, "sonho de um carnaval"
Gal cantando "candeias"
E Elis, "como nossos pais"
Elba cantando "de volta pra o aconchego"
Sílvio cantando "mulher"
E Elisete cantando "chega de mágoa"
Carmen cantando "adeus batucada"
Gilberto cantando "sobre todas as coisas"
Cauby cantando "camarim"
Orlando cantando "faixa de cetim"
Milton, "o que será?"
Roberto, "a madrasta"
Bosco, "rio de janeiro"
E dalva, "poeira do chão"

Melhor do que isso só mesmo o silêncio
E melhor do que o silêncio só João

Nara cantando "diz que fui por aí"
Marisa, "a menina dança"
Aracy cantando "a camisa amarela"
Amélia, "boêmio"
Max, "polícia"
Nora, "menino grande"
Dolores, "não se avexe não"

Melhor do que isso só mesmo o silêncio
Melhor do que o silêncio só João

2 comentários:

Unknown disse...

Essas músicas que dialogam entre si me lembram muito o confronto musical entre Noel Rosa e Wilson Batista. Lançaram um CD só desse embate, uma música respondendo a outra. Maravilhoso. Desse confronto nasceram, por exemplo, "Feitiço da Vila" e "Palpite Infeliz" e os dois acabaram amigos e parceiros. Muito interessante analisá-los também.
Abraço

Marildo Nercolini disse...

Isso, de fato, Francisco, é muito legal. Há uma tradição desse tipo de embate/diálogo na música brasileira. É interessante percebermos essas conexões, passado, presente colocados a dialogar. A música popular foi se construindo muito mais pelo acréscimo, pela soma, do que pela negação.