29 de jun. de 2010

CAETANO VELOSO E O CINEMA
por renato reder



Caetano Veloso é um tremendo conhecedor de cinema. Fala com propriedade do Cinema Novo, Cacá Diegues, Glauber Rocha, Paulo Cesar Sarraceni, Godard, fala de Jabour, Godard até por fim chegar a Almodóvar. Sua relação com o Cinema não existe apenas como cinéfilo. Caetano tem participações em filmes nas mais diversas áreas. Atuou, dirigiu, e principalmente compôs trilhas. Caetano é um dos artistas brasileiros a emplacar trilhas em filmes estrangeiros.

Caetano parece conseguir captar a essência do que pode ser entendido como Brasil e transmiti-la ao mundo, de maneira que o exótico não soe caricato e que nossa música gere uma identificação que ultrapassa fronteiras.

O primeiro flerte com o cinema foi com "Alegria, Alegria" na trilha sonora de Viagem ao fim do Mundo (1968), baseado em "Memórias Póstumas de Brás Cubas".

No cinema nacional, o cantor envolveu-se bastante na trilha sonora de Lisbela e o Prisioneiro, A Dama do Lotação, O Quatrilho, Orfeu, O Ano que meus pais sairam de férias, 2 Filhos de Francisco, Ó pai, ó e recentemente em Romance e O Bem Amado, ainda por estrear.

Caetano esteve em trilhas do Almodóvar duas vezes: em A Flor do Meu Segredo com "Tonada de luna llena" e em Fale com Ela com "Cucurrucucú Paloma"

No cinema americano, fez performances em O Alfaiate do Panamá com "Let's Face the Music" em Nacho Libre compondo e cantando "Irene" e na série Six Feet Under.

Seu grande êxito foi sem dúvida, interpretar a canção "Burn it Blue" música tema do filme Frida que concorreu ao Oscar de melhor canção, composta por Elliot Goldenthal e Julie Taymor interpretada em dueto por Caetano e Lilá Downs, que pode-se ver aqui:

Nenhum comentário: